A DINASTIA DOS GALOS
Divino Arbués
E uma amiga falou - Charlie é um nome charmoso para um galo. Admiro muito o carinho que você tem no tratamento dos seus animais.
- É um nome simpático - ponderei. Mas não sei se você manterá a mesma impressão se souber da história toda. Charlie, na verdade, é um nick name de Charlatão, que é a graça original dele. Vou lhe contar...
Confesso que nutro uma certa inveja dos galos, esses indivíduos que já nascem no lazer e de bermudas! Aconteceu que comprei uma casa na encosta da serra e, a partir daí, passei sempre a trazer da chácara um galo e três galinhas para exterminarem insetos ou animais que de lá conseguissem chegar ao meu quintal.
Essa inveja light começou com a convivência com o primeiro deles, que abriu as portas para os que o sucederam em uma dinastia que até hoje persiste sob minhas expensas.
Sultão – Eu o olhava num dia em que me encontrava mal, sem dinheiro e brigado com a namorada. Pensava eu: ralei uns 10 anos pra comprar a chácara e mais outros tantos para conseguir comprar essa casa com quintal. E esse galo reina absoluto nesse terreiro, pois até das pequenas disputas com outros galos da chácara ele estava livre. Quisera eu que alguém fizesse por mim o que eu havia feito por ele! Era a personificação de um sultão com seu harém. E passei a chamá-lo por esse nome!
Cantãouum – Era, sem dúvida um tenor. Cantava impressionantemente o tempo todo, incluindo edições extraordinárias antes da meia noite. Coordenava os quarteirões à sua volta, fazendo os outros galos cantarem também. E quando não estava cantando, entrava em microfonia, emitindo sons estranhos. Daí lhe coloquei esse nome!
Entrujão – Entrava no alpendre, se socava em locas, na areia tomando banho. Pulou o muro, entrou no quintal do vizinho e, lá, sobreviveu a uma bocada de um cachorro, embora tenha ficado sem as penas do rabo. O vizinho, solidário, me ligou para resgatá-lo. Algum tempo depois terminou sua epopeia quando entrou na piscina de casa sem salva vidas
Rodadão - As galinhas se faziam de chocas e ele ficava desorientado, vagando pelo terreiro. Parece que foi o que menos usufruiu do fato de poder ser poligâmico dentro da lei.
Galão (vem de galã, mesmo) - Empertigado e convencido, aproximava-se das galinhas mais para mostrar que o seu porte dava o dobro do delas. O apogeu de sua vaidade foi desfilar numa panela em data comemorativa.
E, depois de muitos outros, chegamos ao nosso dinasta atual, Charlatão. Esse, sem dúvida, o mais carudo dos galos. Chama as galinhas escandalosamente, se vangloriando, como se ele próprio houvesse batalhado muito e conseguido o milho pra elas. Ultimamente, chega a antecipar o alarde quando me vê e quer me pressionar psicologicamente a jogar-lhe a ração. Acintosamente, camufla o fato de que fui eu que trabalhei e gastei indo comprar tudo no comércio. Além disso, cobra-lhes muito caro por uma benesse que, em verdade, não lhes fez. Pensando bem, o nick name Charlie é mais pra ornar com sua gabolice e desfaçatez. É carinho que não deixa de ter uma grande pitada de ironia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário